Lauro de Souza Carvalho

Lauro de Souza Carvalho, nascido na cidade do Ipú-Ce em 10/01/1893. Filho de José Cândido de Souza Carvalho e Arminda de Paula Quixadá, abastado comerciante, que chegou a Vice-Presidente do Estado do Ceará, pelo prestigio social e político. Casou em 19 de março de 1917 com Marieta Mendonça de Vasconcelos (nascida em 1895 e falecida em 1982). Teve 5 filhos:
Maria da Graça Vasconcellos Carvalho (Gracinha)
José Cândido Vasconcellos Carvalho
Paulo Afonso Vasconcellos Carvalho
Maria Teresa Vasconcellos Carvalho
Maria Inês Vasconcellos Carvalho
Alto comerciante no Rio de Janeiro, onde presidiu o importante departamento de modas A exposição S/A e Lojas Ducal, bem assim o Banco da Capital S/A.
As lojas Ducal começou em 1950 quando o jovem José Vasconcelos de Carvalho, então com 30 anos incompletos, juntou o que aprendeu em cursos de especialização em administração nos Estados Unidos à experiência profissional adquirida nas lojas “A Exposição” - de propriedade do seu pai, Lauro de Souza Carvalho - associou-se aos primos José Cândido e José Luiz Moreira de Souza e abriu uma fábrica de roupas (Cia Brasileira de Roupas) e a primeira loja da Ducal na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, então capital federal. Para viabilizar o sonho dos três Josés, foram levantados e investidos vinte e dois milhões de cruzeiros.
Ajudou a construir o Patronato Sousa Carvalho em Ipu, junto com seus irmãos Nilo de Souza Carvalho e Milton de Souza Carvalho.
Lauro de Souza Carvalho faleceu em 1970.

Comentários

Postar um comentário